USM driver install actions failed – ACFS-9459: ADVM/ACFS is not supported on this OS version Durante upgrade do Oracle Grid Infrastructure: rootupgrade.sh / root.sh (11.2.0.4).

Recentemente um problema durante o upgrade do GI tirou meu sono.

A versão destino seria a 11.2.0.4 (mais recente para a 11gR2) partindo da versão 11.2.0.3. O sistema operacional em questão é o Oracle Enterprise Linux 5.11 no kernel 2.6.18-406.0.0.0.1.el5

Realizei todo a pré checagem dos requisitos minimos, bem como a execução do cluvfy mostrou que o ambiente estava pronto para o upgrade.

Tudo correu bem durante a instalação da nova versão do Grid Infranstructure, até que chegou o momento da execução do rootupgrade.sh que faria o startup do software na nova versão, shutdown da antiga e o upgrade em si de todos os seus componentes.

A execução do rootupgrade.sh falhou com o seguinte erro:

O processo falha durante a instalação do ACFS.

O log detalhado rootcrs_hostname.log (localizado em $GRID_HOME/cfgtoollogs) mostrava as seguinte informações:

O log diz que o ACFS não é suportado na versão corrente do kernel utilizado, e logo notei a discrepância entre a versão do kernel identificada pelo rootupgrade e a versão que meu Sistema Operacional indica através do uname.

Conversei com o Administrador do sistema operacional que me informou que o kernel havia sido atualizado da versão 2.6.18-274 para 2.6.18-­406 utilizando a ferramenta kpslice da Oracle, que permite o upgrade do kernel sem a necessidade de reiniciar o sistema.

Isso explica o fato do sistema encontrar versões diferentes do kernel:

Muito embora a documentação diga que a versão mínima do kernel para o Oracle Enterprise Linux 5 Update 5 x86-64 seja 2.6.18, ainda assim o rootupgrade.sh falha e “pensa” que estou utilizando uma versão inferior do kernel 2.6.18.

Este erro “ADVM/ACFS is not supported on this OS version: ‘2.6.18-274.3.1.0.1.el5′” está diretamente relacionado às bibliotecas do USM não serem carregadas corretamente ou não serem encontradas, vide notas 1670098.1, 1590701.1 e 1265276.1; e bug 11846686.

Embora não utilizemos ACFS neste ambiente, o rootupgrade.sh requer uma estrutura de diretórios decente para poder completar o upgrade.

Verificando a estrutura de diretórios dos drivers do USM, encontrei o seguinte:

Com isso, utilizei symbolic links para corrigir a estrutura de pastas de forma que o USM encontrasse uma versão válida do driver para meu kernel:

Logo após isso, rodei novamente o rootupgrade.sh e, novamente o script falhou :'(

Então, criei o symbolic link também para a versão antiga do Kernel:

E, Bingo !!!

 

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *